Finlândia - Suomi

Finlândia - Suomi

domingo, 29 de agosto de 2010

Lembrando de Aracaju

Anteksi pessoal, muito tempo sem atualizar, mas hoje é o dia de sorte de vocês! :D
Voces devem estar se perguntando, o que o fez lebrar de Aracaju?
- Foi a praia?
- Falou com sua família?
- Fez alguma apresentação sobre Aracaju?
E a resposta é...... Nenhuma das alternativas acima, fui a sauna! :D (25.08.2010)
Breve explicação sobre o conceito de sauna.
Sauna é uma palavra finlandesa, já que foi criada aqui na Finlandia.
Todos os finlandeses amam sauna, os mais novos apartamentos daqui já tem sauna inclusa no andar, enfim, todos adoram, e vão com muita frequencia.
Eles dizem que todos os dias tomam banho para se limpar por fora, e a sauna é para se limpar por dentro. Depois da sauna eles não precisam passar sabonete.

Minha experiência:

Um amigo da família veio ajudar Kari a concertar o barco, eles dormiram aqui na casa. Depois de um dia com muito trabalho, de noite resolveram ir para a sauna, que fica no porão, junto do quarto de Leena e Kari.
Ainda nervoso com a situação (vou explicar o porque do nervosismo mais tarde), fiquei esperando a minha vez com Ville, que estava estudando. Na minha vez, coloquei um short, peguei minha toalha e desci.
Para quem não sabe, finlandes vai bem "a vontade" para a sauna. E como Ville é um finlandes.... ele foi. Fui de um jeito estrangeiro mesmo, de short. Só fomos nós dois, mas quando cheguei lá, o capeta abriu a porta para mim.
Eles tem dois tipos de sauna, elétrica e normal, ligaram a normal, é mais quente. Eles colocaram 70ºc, não tava muuuuito quente não, acho que é porque sou de Aracaju. Mas de vez em quando Ville jogava água nas pedras, é pior, fica mais úmido e mais quente!! Ficamos uns 10 minutos e depois saímos, a sensação é muito boa quando você sai... depois toma banho e pronto.
Essa foi minha primeira experiência.

Minha segunda foi em Kokkola. A familia de lá tinha uma elétrica, não tão quente, mas eles botaram 100ºc, então ficou quente. Fui novamente, não no jeito finlandes, mas no estrangeiro, mesmo.
Só que dessa vez foi....estranho. Kari foi, Ville, o pai, e os dois filhos...

Oh Finlandia.....

6 comentários: